sábado, 31 de outubro de 2015

Biblioteca dos Serviços de Cultura da ADL. Uma breve história.

Veja AQUI várias fotografias deste equipamento que em 20-08-2015 passou para a responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, nos termos do Despacho Conjunto n.º 9.507-A/2015 (DR, 2.ª série, n.º 162).


«Ao tempo [1961], a inexistência de estabelecimento congénere numa zona onde proliferavam instituições de ensino (de níveis primário e secundário), colectividades recreativas, muito comércio e alguma indústria, afigurou-se-me ter cabimento a instalação de um organismo desta classe, em benefício da população residente ou flutuante.
Vencidas resistências sem conta, a Junta Distrital acabou por patrocinar a ideia, como meio para “celebrar o quadragésimo aniversário da Revolução Nacional”, segundo consta da acta da fundação, em Junho de 1966.
O projecto alcançou, desde cedo, largo agrado dos escolares e contagiou os adultos, porquanto o horário de abertura se estendia, ininterruptamente, entre as 9h e 20h dos dias úteis. Um livro de Desiderata facilitava a aquisição das espécies apetecidas. A afluência foi engrossando, a ponto de se formarem filas controladas de espera na portaria, para ocupação dos lugares que, eventualmente, fossem vagando.
Comecei, depois, a reparar que, no Jardim Constantino, borboletavam crianças com livros na mão, os quais iam requerer a rudimentar posto municipal ali existente, na quase totalidade de conteúdo desapropriado às suas idades.
De imediato requeri a adaptação de uma das salas a leitura infantil, dotada de espólio e mobiliário adequados. Desafortunadamente, a Administração (com a honrosa excepção do seu presidente) não aprovou a iniciativa. Vali-me, com alicerce na minha anterior prática pedagógica e após consulta pessoal à petizada, da obtenção de livros que desejariam ler, mas cujas economias familiares lho não consentiam. Acorriam em bandos, mas com aprumo comportamental e que ternura vê-los, embrenhados nas suas leituras preferidas, apesar de instalados em cadeiras que não tinham sido programadas para a sua estatura!
Durou anos, este enlevo. Até que, nos anos oitenta do passado século, um presidente da Assembleia pôs termo a esta graciosidade, alegando não apreciar encontrar-se nos elevadores com a chilreada dos inocentes.
Cresceram, entretanto, os fundo bibliográficos, estimulados não só por compra, mas, especialmente, por permuta com publicações – nacionais e estrangeiras – através das nossas próprias edições.
Com boa reputação e dezenas de milhar de obras escolhidas, a frequência passou, depois, a ser maioritariamente universitária dos vários ramos do saber, por aquisição de manuais de maior vulto financeiro. Estudantes que aqui foram cimentando seus cursos, obsequiados pela diligência, interesse e saber de funcionários seleccionados, alguns a frequentarem também cursos superiores. Muitos investigadores procuravam a Biblioteca, onde encontravam resposta a perguntas que noutros pontos não conseguiriam.
Generalista por natureza, e sem deixar jamais de o ser, especializou-se a Biblioteca em revistas periódicas, Estudos Literários, Linguística, Etnografia, História, História da Arte, Estudos Olisiponenses (estes em grande medida constantes do seu sector editorial). Esta plenitude manteve-se entre 1966 e 1991. A partir de então, escolhas de índole financeira uns, de vária natureza os restantes, conduziram-na ao que, presentemente, se observa. Mas a semente, o húmus, permanecem vivos e válidos. Qualquer bibliotecário empenhado saberá fazê-la reflorir e frutificar.»


Maria Micaela Soares, diretora dos Serviços de Cultura, por si criados em 1961, e pelos quais foi responsável até 1991 quando se reformou. Excerto da carta que dirigiu aos autarcas da Assembleia Distrital de Lisboa, apresentada na reunião de 17-10-2014 e que pode ler AQUI na íntegra.

Sem comentários:

Enviar um comentário