terça-feira, 3 de novembro de 2015

Qual será o destino deste vasto espólio?


Há cerca de um ano a Biblioteca dos ex-Serviços de Cultura da Assembleia Distrital de Lisboa recentemente transferida para a tutela da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas nos termos do Despacho Conjunto n.º 9.507-A/2015, de 20 de agosto após a Câmara Municipal de Lisboa ter considerado este equipamento sem interesse para o Município devido às suas caraterísticas e ao estado de conservação do seu acervo, era assim descrita:


«Aberta todos os dias úteis, das 10h às 16h. Possui uma vasta sala de leitura geral, com boa iluminação natural e um sistema de projeção de vídeo para organização de conferências e debates.
Tem espaço Internet: dois postos fixos com quatro lugares, scaner e impressora individualizada. Dispõe de acesso wireless.
Na sala principal, tem vários painéis para exposições (pintura, fotografia) e/ ainda um setor onde se pode fazer pequenas mostras de escultura ou artesanato.

Tem 22 lugares disponíveis em mesas partilhadas a dois. Possui, ainda, três gabinetes de trabalho e uma sala de reuniões (mesa com 12 cadeiras).


É uma biblioteca generalista, com um vasto e diversificado espólio bibliográfico nas várias áreas de conhecimento, com especial destaque para arqueologia, ciências sociais, direito, economia e gestão, engenharia, etnografia, filosofia e psicologia, generalidades (dicionários e enciclopédias), história de arte, linguística, literatura, medicina, monografias regionais, olisiponenses e veterinária.

[A título de exemplo podem ser consultadas algumas listas bibliográficas]

Do inventário das obras existentes para consulta temos 59.713 registos, distribuídos pelas seguintes categorias: 50% - Livros; 30% - Revistas científicas e técnicas; 15% - Publicações periódicas diárias e semanais; 5% - Enciclopédias, mapas, roteiros, gravuras e outras publicações.

Relativamente aos seriados, esta biblioteca possui uma das mais vastas coleções existentes no país com 420 títulos portugueses e 136 estrangeiros, cobrindo um vastíssimo leque de regiões de Portugal (de norte a sul), países (de todos os continentes), matérias (abarcando todas as áreas do saber) e várias épocas históricas (com particular incidência no século passado).


Em termos logísticos necessita que sejam concluídas as obras de requalificação do espaço (colocação do equipamento de ar condicionado e do sistema contra incêndios que tem já têm a pré-instalação feita) iniciadas em março de 2013 mas, entretanto, suspensas devido aos problemas financeiros da entidade.
Apesar das instalações necessitarem de outras obras de melhoramento (substituição do piso e das janelas assim como dos móveis – mesas, cadeiras e estantes), que faziam parte do projeto aprovado pela Assembleia Distrital em 8 de maio de 2013 (no âmbito do Plano de Atividades desse ano), ainda assim a Biblioteca é um lugar que oferece grande potencialidade em termos de utilização polifacetada (leitura geral, estudo, debates, exposições, etc.).»

Encerrada há meses, sem qualquer espécie de manutenção e/ou limpeza das instalações, contas de telefone e internet canceladas, esta Biblioteca já não serve ninguém muito embora esteja num lugar central, carente deste tipo de equipamentos. Além de estarem a acumular pó e humidade, que será dos milhares de livros que por lá se encontram e que durante décadas serviram de apoio a estudantes e investigadores?

Sem comentários:

Enviar um comentário